Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (25), na sede da Polícia Civil, em Jacarecica, a diretora da Polícia Judiciária da Área 3 (DPJA3), delegada Sheila Carvalho apresentou 10 presos que vinham agindo na Zona da Mata, especificamente na cidade de Murici, cometendo crimes vinculados ao tráfico de drogas. A delegada informou que “desde julho de 2012 a Polícia Civil vem desarticulando quadrilhas de traficantes de drogas que atuam na região”.
Quando foram presos Everton da Silva Ferreira, 22, conhecido como Neném Satanás e outro homem conhecido apenas como José Orlando Alves, 22, conhecido como Zé da Noia. Segundo Sheila, os dois acusados são apontados como lideres das duas quadrilhas mais atuantes na região, inclusive com participação direta nas mortes de usuários de drogas.
Em julho deste ano, quando Neném Satanás foi solto a delegada informou que a PC registrou o aumento de crimes na região, todos relacionados ao tráfico de drogas e disputa por pontos de vendas de entorpecentes. “Junto com equipes da PM começamos a fazer investigações e chegamos aos outros envolvidos”, destacou Sheila Carvalho.
Além de dois menores foram presos também Mirian Suelen da Silva Lopes, 22, Eduardo da Silva Santos, 18, conhecido como Dudu, Sandro Pereira da Silva, 30, José Orlando Alves, 22, Paulo Roberto Félix da Silva, 20, Marcondes Mangueira da Silva, 24, José Severino da Silva, 19, Edson Paixão Rocha, 21, Everton da Silva Ferreira, 22 e Jonathas Felipe da Silva Santos, 19.
A ação comandada pela delegada Sheila Carvalho teve o apoio dos delegados Robervaldo Davino, Mário Jorge Barros e Manoel Wanderley. A equipe de operação contou também com a participação da Polícia Judiciária das Áreas 1 e 2, de agentes da Delegacia Geral da PC, Asfixia, Tático Integrado de Grupos de Resgates Especial (Tigre), e da delegacia de Murici.
A Polícia Militar enviou homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e militares do GPM da cidade de União dos Palmares.
Outras quadrilhas foram formadas
De acordo com Sheila Carvalho, com a prisão dos traficantes, Neném Satanás e Zé da Noia, outros grupos que comercializam entorpecentes foram ocupando as áreas deixadas. “Inclusive com a essas prisões de hoje conseguimos desarticular uma quadrilha que é da cidade de Rio Largo. Ainda temos muito trabalho a fazer e essa ação será estendida para as cidades vizinhas e povoados”.
O delegado Mário Jorge afirmou que essa primeira operação “é um recado para criminosos que agem na região. Em União dos Palmares já temos nomes de suspeitos em crimes e vamos prendê-los também”. O delegado Manoel Wanderley disse que mesmo com as prisões, a Polícia Civil continua “enxugando gelo”, já que muitos acusados presos nesta operação já haviam sido presos este ano.
Wanderley disse ainda que as quadrilhas estão utilizando menores de idade para cometer os crimes, na certeza da impunidade, pois os menores ficam pouco tempo apreendido. “A Lei tem dificultado bastante as nossas ações. Mas nós não vamos baixar a guarda nem deixar de deflagrar essas operações. Enquanto estiver lá, não vamos dar trégua para a vagabundagem”, afirmou Wanderley.