Após a recomendação do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), a Polícia Militar de Alagoas nomeou o tenente coronel Elvandro Moraes, que atuava no Batalhão de Eventos, como o novo comandante do 5º Batalhão. Antes, o comando do 5º BPM estava sob a responsabilidade do major J. Cláudio.

O Conseg já havia recomendado a troca de comando do 5º BPM, mas a orientação ainda não havia sido acatada pela Polícia Militar.

A indicação do major J. Cláudio em substituição ao coronel Pantaleão no comando do batalhão, causou mal-estar entre a categoria, que acusou o vereador por Maceió, Silvânio Barbosa (PSB), de interferir na saída de Pantaleão.

O coronel Pantaleão negou a suposta ingerência política, que foi confirmada pelo coronel Ivon Berto, chefe do Estado Maior da PM/AL, em depoimento ao Conseg.

Ivon Berto

Outra mudança na Polícia Militar se dá na troca da Chefia de Estado Maior da Polícia Militar. O Coronel Ivon Berto, chefe de Estado Maior da PM/AL passa a ser o Chefe de Gabinete do Comando da Polícia Militar.

Berto respondia processo disciplinar, sob a acusação de divulgar, sem autorização, assuntos relacionados à corporação da PM.