Único representante do movimento negro, Instituto Raízes de Áfricas participa do V Encontro de Negros, Negras e Militante Antirracismo.

23/10/2013 03:17 - Raízes da África
Por Arisia Barros

O Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro, em Alagoas  participou  no período de  17 a 19  de outubro do V Encontro de Negros, Negras e Militantes Antirracismo, da Fasubra Sindical, com o tema Educação, Saúde e Segurança: Uma História de Conquistas e Desafios na Promoção da Igualdade Étnico-Racial do Movimento Negro.

O V Encontro aconteceu  na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal.

Organizado pela Fasubra – Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades, o V Encontro propiciou o diálogo sobre  ações das políticas anti-racismo  e ações afirmativas relacionados a saúde, educação, segurança cultura, gênero, dentre outros.

 Diversos representantes  das centrais sindicais, Universidades,  sindicatos, partidos políticos, instituições afro-governamentais, como o Museu 13 de Maio, de Santa Maria, Rio Grande do Sul participaram ativamente das discussões.

O Instituto Raízes de Áfricas, em Alagoas esteve presente como o único representante do movimento negro independente.

Na mesas elaboradas para o trato dos temários , como a  da educação e o anti racismo questões como história das religiões de matriz africana, permanência dos alunos cotistas, cultura, comunidades tradicionais, ações afirmativas, Estatuto da Igualdade Racial foram debatidos.

A política aplicada pelo governo do PT foi um tema que perpassou todos os diálogos. Sensos e consensos.

Genival Oliveira Gonçalves, o Gog, rapper e escritor  trouxe a alma da negritude crítica para dentro do encontro ao dizer que : “A revolução é uma caminhada coletiva e que é preciso derrubar ainda muitas paredes.”

No último dia do V Encontro a plenária aprovou diversas propostas que serão analisadas pela FASUBRA visando à aplicabilidade das mesmas..

Uma das demandas propostas pelo Instituto Raízes de Áfricas foi o estabelecimento do diálogo entre a FASUBRA, Secretaria da Juventude e SEPPIR visando a escuta  do Plano Juventude Viva.

Laurita Santos, coordenadora do GT de Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia do SINTUFAL  e equipe representou a UFAL/AL na ação realizada em Brasília.

Para o Instituto Raízes de Áfricas participar do V Encontro foi a possibilidade  da escuta de outros vozes na construção do projeto antirracismo, no âmbito das ideologias partidárias.O Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro, em Alagoas  participou  no período de  17 a 19  de outubro do V Encontro de Negros, Negras e Militantes Antirracismo, da Fasubra Sindical, com o tema Educação, Saúde e Segurança: Uma História de Conquistas e Desafios na Promoção da Igualdade Étnico-Racial do Movimento Negro.

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..