Esta segunda-feira (21) começou com mais clima tenso na Unidade de Internação Masculina (UIM). Em setembro foram registradas várias ocorrências de motim, tentativas e fugas consolidadas no local. Nesse final de semana, dois internos conseguiram fugir da unidade. Hoje, após uma nova tentativa frustrada, os menores teriam depredado alguns alojamentos e iniciaram uma rebelião.

A Polícia Militar foi acionada e ficou do lado de fora da unidade, aguardando que os monitores controlassem a situação. Pedaços de pedras e tijolos teriam sido arremessados nas guarnições pelos menores.

As tentativas de fuga e os tumultos estariam ocorrendo devido às más condições do local. Os internos reclamam que não há estrutura, informação confirmada por conselheiros tutelares que chegaram a vistoriar a unidade em setembro e solicitaram melhorias.

Por volta das 08h30 da manhã, uma autorização judicial permitiu que a Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entrasse na unidade para conter os ânimos dos jovens.

Do lado de fora, era possível ouvir bombas de efeito moral que foram lançadas pelo batalhão contra os menores que aos poucos diminuíram as ações e por fim, foram controlados pelo Bope.

Vários familiares de jovens estavam apreensivos quanto a situação dos internos culpavam a administração pela rebelião. Uma mãe que preferiu não se identificar apontou vários erros abusos, desde a revista até o tratamento com os jovens.

"Quando a gente passapelo portão começam os abusos. A revista é absurda. Nós ficamos sem roupa e o tratamento é o pior possível. Os meninos lá dentro, estão aí porque fizeram coisas erradas, mas não precisam sofrer dessa forma. Comida de má qualidade, dormem mal e ainda são constantemente espancados", afirmou.

A rebelião acontece praticamente um mês depois do governador Teotônio Vilela Filho afirmar que três novas unidades temporárias serão construídas, uma funcionando no bairro da Santa Amélia e outras duas no município de Rio Largo. Além disso, uma nova unidade deverá ser construída em um terreno anexo ao UIM. Os recursos empregados no projeto que deverá ser anunciado oficialmente em trinta dias,  são de R$ 12 milhões.

Diante do fato, a Secretaria de Estado da Paz confirmou que serão feitas transferências que devem ser anunciadas na tarde desta segunda-feira em uma coletiva de imprensa promovida pelo titular da pasta, secretario Jardel Aderico.