Ainda nesta semana o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major J. Cláudio deve deixar o cargo, que será ocupado por um oficial indicado pelo Comando da PM/AL. O anúncio da mudança – a segunda em poucos meses - foi feito nesta manhã (21) durante reunião do Conselho Estadual de Segurança (Conseg).

O Conseg já havia recomendado a troca de comando do 5º BPM, mas a orientação ainda não havia sido acatada pela Polícia Militar. Antes da reunião desta segunda-feira, integrantes do colegiado se reuniram com representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS) para discutir sobre as mudanças.

A indicação do major J. Cláudio em substituição ao coronel Pantaleão no comando do batalhão, causou mal-estar entre a categoria, que acusou o vereador por Maceió, Silvânio Barbosa (PSB), de interferir na saída de Pantaleão.

O coronel Pantaleão negou a suposta ingerência política, que foi confirmada pelo coronel Ivon Berto, chefe do Estado Maior da PM/AL, em depoimento ao próprio Conseg e em entrevista à imprensa.

Também durante o encontro desta segunda-feira, o colegiado anunciou que o relator do processo disciplinar aberto no dia 16 de outubro deste ano contra Ivon Berto será o coronel Amorim, da reserva da PM.  O Conseg entendeu que o militar não tinha autorização para conceder entrevista acerca de assuntos referentes à corporação.

Blitz irregular

Em relação à sindicância aberta pela PM para apurar a conduta de dois policiais militares lotados em assessorias durante uma blitz - ocorrida em 2012, em Limoeiro de Anadia –, o Conseg irá assumir a sindicância, já que não obteve informações sobre o resultado do procedimento.

Segundo informações apuradas pelo CadaMinuto, os sargentos José Roberto de Freitas Neto (à época lotado na assessoria militar da Assembleia Legislativa de Alagoas) e José Gean Pereira Lima (cedido para a assessoria militar do Tribunal de Contas em 2012) participaram da ação abordando, de maneira irregular, condutores de veículos. Os militares estariam acompanhados do ex-prefeito da cidade, Jorge Nivaldo.