Enfim está chegando a reta final. Foram meses de plena dedicação aos estudos, finais de semana em cursinhos, farras trocadas por livros e cadernos, que irão ser resumidos em apenas dez horas de provas, divididas em dois dias. Os sonhos começam a ser traçados em meio a números, fórmulas químicas, viagem à história e conhecimentos da escrita.
O novo formato de vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai novamente atrair olhares por todo o Brasil nos próximos dias 26 e 27 de outubro. Foram mais de 7 milhões de estudantes inscritos no país, um aumento de 24% com relação a 2012, quando as inscrições totalizaram quase 6 milhões.
Somente em Alagoas, cerca de 170 mil estudantes concorrem a uma vaga na universidade, o que representa um crescimento de 36%, em relação a 2012, nas inscrições. E segundo dados do Ministério da Educação, no Nordeste, os números apontam o segundo lugar para Alagoas, perdendo apenas para o Ceará 44%. Em nível nacional, o estado ficou em quarto lugar, atrás apenas Amapá (63%), Tocantins (45%) e Ceará.
Na semana que antecede as provas, os alunos começam a demonstrar ansiedade e por isso, buscam na família e nos mestres as últimas orientações, apoio psicológico, dicas e tiram as mais diversas dúvidas. É neste período que escolas e cursinhos pré-vestibulares intensificam os famosos aulões, onde priorizam questões de anos anteriores do exame para fazer o aluno conhecer o formato aplicado pelo MEC.
CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DO CADA MINUTO PRESS
