O presídio do Agreste localizado entre os municípios de Girau do Ponciano e Craíbas as margens da Al-220 está na fase final de acabamento. A previsão de inauguração é para a segunda quinzena deste mês de outubro. Na última visita as obras do presídio o governador Teotônio Vilela ficou entusiasmado em ver o andamento das obras, que já estão praticamente concluídas na fase de acabamento como pintura, lavagem e pintura do piso. Na ultima visita, a unidade prisional o governador enfatizou a importância da nova unidade.
“Esta unidade vem para resolver algumas necessidades, como acabar com os problemas ocasionados pela proximidade do presídio de Arapiraca e o Campus Avançado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)”, declarou. O governador também afirmou que o prédio da atual unidade prisional Desembargador Luiz de Oliveira Sousa (PDLOS), será doado a UFAL para abrigar o curso de Medicina.
Para o Secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, o presídio do Agreste também irá resolver outra situação: desafogar as delegacias do interior. “A inauguração deste presídio será um avanço muito grande para a segurança pública de Alagoas, pois seremos os primeiros do Estado a não ter presos em delegacias”, afirmou.
A nova unidade prisional contará com 789, divididas em 104 celas, área de isolamento, encontro íntimo, área de convivência, 12 salas para oficinas, além de contar com um abrigo para visitas. Segundo representantes da construtora Verdi, responsável pela obra já foi 90% foi concluída e a previsão de entrega é para a segunda quinzena de outubro.