A liberação de um jovem detido com uma arma dentro de um ônibus no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre (RS), causou polêmica neste sábado. Maicon Soel da Lima, 20 anos, foi preso com um revólver calibre 32 por policiais militares, que o encaminharam para a 2ª Delegacia de Pronto-Atendimento da capital.
Segundo o soldado Derek Barcellos Estrella, que atendeu a ocorrência, o suspeito confessou que utilizava a arma para assaltar moradores e comerciantes da região. Mesmo assim, a delegada Liege Machado Pereira liberou o jovem com o argumento de que ele não representava riscos para a população, já que a arma utilizada estaria estragada.
"Claro que ficamos surpresos porque ele foi liberado. Não foi feito um teste, e não somos peritos para comprovar que a arma realmente não funcionava, mas cabe a ela (delegada) a decisão de liberar (o bandido). A nossa parte nós fizemos", disse o policial.
O jovem foi detido após denúncia de moradores do bairro. Os policiais militares entraram no ônibus da linha Restinga Nova e revistaram todos os passageiros. De acordo com o solado da Brigada Militar, o jovem não ofereceu resistência.
O Terra entrou em contato com a Delegacia de Pronto-Atendimento, mas a delegada não foi localizada para esclarecer a liberação do jovem.