Atualizada às 07h50
Um operação conjunta entre as policias Militar e Civil, com apoio de guarnições do Tigre, foi deflagrada no começo da manhã desta terça-feira (01) em vários bairros de Maceió, com o objetivo de cumprir mandados de prisão contra uma quadrilha acusada de roubos de veículos e residências.
Quatorze pessoas foram detidas e encaminhadas a sede da Secretaria de Estado da Defesa Social, em seguida conduzidas para a Central de Flagrantes, localizada na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, onde seram ouvidas e autuadas. Após a realização dos procedimentos, todos os acusados devem ser conduzidos ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames.
O secretario de Estado da Defesa Social, Dário César, chegou a informar nas primeiras horas desta manhã em seu perfil em uma rede social que um balanço seria feito no decorrer da manhã durante uma coletiva, mas a assessoria da Polícia Civil revelou a reportagem do CadaMinuto que possivelmente o encontro com a imprensa não ocorra.
Outra ação contra o crime
Uma outra operação deflagrada no final da tarde deste domingo (29) e que terminou no final da manhã dessa segunda-feira (30) prendeu oito pessoas acusadas de dezenas de crimes de roubos contra residências e veículos, 'saidinhas de banco' e sequestros. A ação comandada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) com apoio da Polícia Militar foi realizada após investigações que duraram cerca de três semanas.
O Ministério Público Estadual de Alagoas fez parte das investigações e solicitou a autorização judicial para a prisão dos envolvidos. As prisões começaram a ser efetuadas por volta das 20h30 da noite de domingo, após três dos investigados Pedro Ricardo Marques da Silva, Gílson Rosa e Devair Bispo da Silva não terem conseguido praticar um sequestro, orquestrado para ocorrer na cidade da Barra de Santo Antônio, litoral Norte de Alagoas. Devair Bispo da Silva é foragido da Justiça do estado de São Paulo. Lá, em tem uma condenação por duplo assassinato e deveria ficar preso até o ano de 2031. O acusado também é réu em outros dois processos, sob acusação dos ilícitos de tráfico de entorpecentes e roubo.
Na mesma noite, o Gecoc, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), a Radiopatrulha e o Serviço de Inteligência da Polícia Militar também prenderam José Leandro Pimentel do Nascimento; André da Silva Firmino, Manoel Carlos Rodrigues Calheiros Júnior e Alex Soares dos Santos, todos em bairros da parte alta da cidade, identificados como membros da mesma organização criminosa. Damião Ferreira de Lima foi o último a ser preso.