Na última quarta-feira (25) o CadaMinuto fez um balanço assustador da criminalidade que faz os moradores da capital reféns do medo. Os roubos as residências são crimes diários no relatório do Centro Integrado de Operações (Ciods), em levantamento feito pela nossa reportagem um número alarmante, em 24 horas sete imóveis foram invadidos e roubados.
Os estabelecimentos comerciais são alvos de ações criminosas em proporção ainda maior, tanto que nas últimas 14 horas oito foram assaltados em Maceió. Os crimes ocorreram nos bairros Prado, Trapiche da Barra, Jacintinho, Poço, Pajuçara e Levada, onde um vigilante foi executado.
O primeiro a acionar a polícia foi uma clínica de saúde, localizada Rua Professor Virgílio Guedes, no bairro do Prado. Segundo informações de uma das vítimas, Josefa Carmem Afonso de Brito, 47, os acusados, que não foram identificados, chegaram ao local e renderam funcionários e pacientes. Na ação eles roubaram uma quantia em dinheiro não revelada e um revólver, pertencente a empresa que presta serviços de segurança ao estabelecimento. Com o roubo concretizado os bandidos foragiram a pé.
Minutos depois outro estabelecimento de saúde foi alvo da criminalidade, desta vez a ação acabou com uma pessoa morta. O vigilante Almiro Pereira dos Santos Filho, 27, foi executado no 1º Centro de Saúde, localizado na praça das Graças, no bairro da Levada, quando indivíduos portando armas de fogo o renderam e mandaram que ele entregasse os dois revólveres que portava. Segundo testemunhas, o crime teria acontecido quando a vítima foi entregar as armas, o que pode ter sido interpretado pelos acusados como uma reação.
Almiro foi atingido na cabeça por um disparo de arma de fogo, não resistiu e morreu antes que fosse socorrido (foto acima). Os criminosos foragiram sem serem identificados e tomando destino ignorado.
Quase simultaneamente, uma funcionária de um mercadinho, localizado na Avenida Rui Palmeira, no bairro do Trapiche da Barra, foi rendida e teve que entregar a bandidos uma quantia em dinheiro não revelada e um celular. Os acusados concretizaram a ação rapidamente e foragiram.
Funcionários e clientes de uma loja de frutas, localizada na Avenida Brasil, no bairro do Poço, foram surpreendidos pela ação de quatro indivíduos portando armas de fogo. Os homens não identificados fizeram um arrastão, levando relógios, celulares e uma quantia em dinheiro, não especificada. Em seguida foragiram em um veículo de características não anotadas.
No meio da tarde, em horário de grande movimento, uma correria tomou conta da Avenida Cleto Campelo, no bairro do Jacintinho. Uma loja de celulares foi invadida por criminosos portando armas de fogo. Segundo uma das funcionárias, Gerlane da Silva Brandão, 23, eles fizeram um arrastão, roubando cerca de sessenta aparelhos. Ao concretizarem o roubo foragiram a pé. Quem passava pelo local que fica próximo a conhecida Feirinha do bairro e percebia a ação fugia rapidamente.
O Trapiche da Barra voltou a registrar uma ocorrência na noite dessa quinta-feira (26). Dois indivíduos armados entraram em um mercadinho, anunciaram o assalto e roubaram uma quantia em dinheiro não revelada e uma carteira porta cédulas com vários documentos de uma das vítimas. Os acusados foragiram em uma motocicleta Honda CG, cor preta e placa não identificada.
Um indivíduo portando arma de fogo, invadiu uma farmácia, localizada na Rua Jangadeiros Alagoanos, no bairro da Pajuçara, e roubaram todo o dinheiro do caixa, dois celulares e uma carteira porta cédulas com documentos de uma das funcionárias.
Já nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (27) a polícia registrou uma tentativa de furto a um galeto, localizado na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço. Os acusados, Luciano Lima do Nascimento, 24, e Thiago José dos Santos, 27, foram flagrados tentando arrombar a porta do estabelecimento. Eles foram detidos por uma guarnição pertencente ao 1º Batalhão de Polícia Militar e encaminhados a Central de Flagrantes, no bairro do Farol, onde foram autuados por tentativa de furto e arrombamento.