Na manhã desta quinta-feira (26), o Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) comemorou 12 anos de serviços prestados à sociedade, em solenidade realizada na sede do batalhão.

O evento contou com as presenças do secretário de Estado da Defesa Social, Dário César, e do comandante-geral da PM, coronel Dimas Cavalcante, que, juntamente com o comandante do BPRp, tenente-coronel Jairisson Correia, realizaram a entrega de placas de elogio aos homenageados.
 
Do referido batalhão, foram agraciados o major Wagner Ricardo, subcomandante do BPRp; tenente Silvio César, oficial de operações; o sargento Edmar Chaves; os cabos Nelson Feitosa, José Carlos Brechó e Eduardo José da Silva; e os soldados Fábio André dos Santos e Wistefânio Mota.
 
Também foram homenageados militares de outras unidades, a exemplo do tenente-coronel Walter do Valle, comandante do 4º BPM, e o cadete Fernando Tiago dos Santos. O comandante do BPRp foi surpreendido e também recebeu uma placa de elogio.
 
“Agradeço aos meus amigos de trabalho a homenagem, que estendo a todo efetivo, pois somos referência de operacionalidade no enfrentamento à violência. Parabenizo a todos pela dedicação e empenho nas ações de segurança pública”, declarou o tenente-coronel Jairisson.
 
O comandante-geral da PM felicitou os integrantes do BPRp comparando-os a “uma tropa de elite da Corporação” e completou ao dizer “que as ações da Radiopatrulha tem contribuído significativamente para a diminuição dos índices de criminalidade”.
 
O secretário Dário César declarou que todos se sentissem homenageados e classificou o BPRp “como unidade essencial para o combate à criminalidade”, afirmando o compromisso do batalhão com a sociedade. “A Radiopatrulha se volta para o bem estar do cidadão e isso se traduz nas ações diárias dos policiais desta unidade.”
 
A solenidade comemorativa foi encerrada com um café regional, reunindo os integrantes do batalhão, cujo símbolo é o cachorro pitbull, de nome Raio.
 
Campeão
 
A homenagem prestada ao soldado Wistefânio foi além de sua operacionalidade, pois também reconheceu suas habilidades esportivas. Ele participou dos Jogos Militares Mundiais de Policiais e Bombeiros, realizados na Irlanda do Norte, no mês passado.
 
Contando com o apoio dos companheiros do BRPp, para as despesas com a viagem, Wistefâneo conquistou duas medalhas – ouro e prata – na modalidade taekwondo, esporte que pratica há 20 anos.
 
“Sinto-me reconhecido pelo batalhão, que abraçou a minha causa e me ajudou a participar desta competição, que reúne grandes nomes do esporte militar”, disse o soldado ao informar que irá participar dos jogos militares Pan-Americano, em São Paulo, no mês de novembro.
 
Superação
 
Também homenageado pelo BPRp, o cadete Fernando Tiago já foi soldado do citado batalhão, ficou um ano em missões pela Força Nacional nos Estados do Amazonas e do Paraná, e atualmente está no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).
 
“Não tenho palavras para descrever a emoção que estou sentindo com essa homenagem. Espero retornar ao BPRp e continuar com o trabalho já desenvolvido por esse batalhão, que se pauta na legalidade”.
 
Amiga
 
Dona Margarida reside na vizinhança e é uma admiradora do BPRp. Em tom nostálgico, ela lembrou o momento de aproximação com a unidade.
 
“Ao passar pelo local, vi muitos policiais. Perguntei do que se tratava e para minha felicidade era o batalhão sendo reativado. Eu me sinto privilegiada por tê-los tão próximos, estou sempre visitando o batalhão e rezo por eles quando os vejo sair para trabalhar.”
 
Dados
 
Criado em abril de 2001, atualmente o BPRp conta com um efetivo de 293 policiais, que combatem diariamente o porte ilegal de arma de fogo e o tráfico de entorpecente por entender que são as infrações que originam a maioria dos casos de criminalidade.
 
Até agosto deste ano, conforme levantamento do batalhão, foram apreendidas 155 armas de fogo e 82 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack.