O Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) decidiu pela abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) em desfavor do delegado Alcides Andrade, ex-titular da 17ª Delegacia Regional de Marechal Deodoro. O procedimento visa apurar denúncias acerca da cobrança de R$ 30,00 para a abertura de Boletins de Ocorrência (BO) naquele município.
O PAD também deve esclarecer se houve negligência por parte do delegado em relação à ligação clandestina de energia elétrica, o popular "gato", descoberta na distrital e as razões para a paralisação de inúmeros inquéritos policiais.
O relatório da inspeção - realizada no dia 13 de setembro passado na Delegacia de Marechal Deodoro - foi apresentado pelo conselheiro Antônio Carlos Gouveia, na sessão ordinária do Conseg desta segunda-feira (23), no Salão de Despachos do Palácio Marechal Floriano Peixoto. O encontro não foi aberto à imprensa.
Após analisar o relatório, o Conseg determinou, em caráter de urgência, a reforma do prédio onde funciona a delegacia e a estruturação dos espaços internos; a realização de um mutirão para, em 90 dias, realizar as diligências envolvendo os inquéritos em aberto; e a remoção imediata de três veículos e 11 motocicletas apreendidos que estão estacionados no local.
As recomendações do Conseg serão encaminhadas a Eletrobras Alagoas, informando oficialmente a concessionária sobre o “gato” descoberto na delegacia, e a Secretaria de Defesa Social (SDS), Delegacia-Geral e Corregedoria da Polícia Civil para as providências cabíveis.
Cópias do documento também serão entregues ao procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, a Comarca de Marechal Deodoro e ao delegado Jobson Cabral, que assumiu o 17º Distrito Policial e tornou públicas as denúncias de irregularidades. Os conselheiros irão solicitar ainda que a SDS encaminhe cópias do contrato de cessão do imóvel onde funciona a delegacia.
A reportagem do CadaMinuto tentou contato com o delegado Alcides Andrade por meio de seu telefone celular e na Delegacia de Roubos da Capital, da qual é titular, mas foi informada que ele está em reunião.