Cerca de 1 mil pessoas precisaram deixar suas casas em Santa Catarina nas primeiras horas desse sábado devido a alagamentos e chuvas de granizo em várias localidades do Estado, de acordo com informações da Defesa Civil. Apenas em Rio do Sul, pelo menos 200 pessoas ficaram desalojadas depois que uma chuva intensa alagou diversas ruas da cidade durante a noite desta sexta. No oeste, as cidades de Saltinho, Santa Terezinha, Guaraciaba, Joaçaba, São Miguel d’Oeste e São José dos Cedros registraram chuva intensa e queda de granizo. 

A situação também é complicada na cidade de Bom Retiro, localizada na região serrana de Santa Catarina. A chuva intensa registrada durante a manhã fez com que o córrego que corta a cidade transbordasse, deixando mais de 100 residências alagadas.

As famílias foram encaminhadas às pressas para um ginásio municipal no centro da cidade. Os bairros Bela Vista, São José e o Capistrano permaneciam isolados na tarde deste sábado. 

A Defesa Civil estadual montou um sistema de plantão para atender as ocorrências neste final de semana. A previsão indica recordes de chuva nas próximas horas e risco de enchente em várias localidades.

O Estado permanece em alerta máximo devido à possibilidade de enchente na região do Vale do Itajaí. Segundo o Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram) o volume da precipitação pode chegar aos 250 milímetros até a segunda-feira. 

BR-282 é interditada após alagamento de 1 m de altura
As chuvas fortes que atingiram vários pontos de Santa Catarina nas últimas horas fizeram com que a rodovia BR-282, que liga Florianópolis à região serrana do Estado, fosse interditada na tarde deste sábado.

O alagamento ocorreu diante do quilômetro 137, próximo à cidade de Bom Retiro. De acordo com as informações divulgadas no início da tarde pela Polícia Rodoviária Federal, a água chegou a 1 metro de altura sobre a pista, o que forçou a interdição.