No começo da noite de domingo (15), sete adolescentes pularam o muro e fugiram da Unidade de Internação de Menores (UIM), no bairro do Tabuleiro do Martins. Segundo informações da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), a Polícia Militar conseguiu recapturar três deles horas após a fuga.
A fuga aconteceu no momento em que os menores se recolhiam para os alojamentos mas, ao contrário do que foi registrado há cerca de uma semana, não houve motim, nem tumultos neste domingo.
Na sexta-feira (13), os conselheiros tutelares da VII região informaram, em entrevista ao CadaMinuto, que irão ingressar no Ministério Público Estadual (MPE/AL) e no Juizado de Menores com uma representação em busca de soluções para a Unidade de Internação Masculina (UIM), onde os menores provocaram diversos motins.
De acordo com o conselheiro Fernando da Silva, com as rebeliões a estrutura do prédio foi danificada e os internos estão recolhidos no ambiente em condições degradantes. O conselheiro afirma que recebeu diversas denúncias de pais dando conta de que a comida distribuída na unidade não é suficiente para alimentar os 250 internos.
Na ocasião, a assessoria de comunicação da Sepaz informou que todas as medidas estavam sendo tomadas para manter a tranquilidade na UIM, inclusive está sendo feita a transferência de alguns internos para outras unidades. Sobre o fornecimento das quentinhas, a assessoria afirmou que o problema foi causado devido ao aumento de internações nos últimos sete dias, mas que já foi resolvido.