A sexta-feira (13) começou com mais um tumulto na Unidade de Internação de Menores (UIM) em Maceió. Um quebra-quebra protagonizado por dez internos gerou correria num dos alojamentos da unidade. Esse é o terceiro registro de problemas no local em pouco mais de 72 horas.
A confusão foi gerada pelo grupo de menores que, ontem, se envolveu em atos de vandalismo na unidade. Eles tentaram pular o muro que separa os alojamentos para agredir um grupo rival alojado em outra área. A ação foi flagrada por monitores, que conseguiram evitar sua conclusão. Eles foram isolados dos outros internos, mas ainda se rebelaram no pátio da unidade.
Na madrugada da quarta-feira, uma tentativa de fuga frustrada deu início a um tumulto dentro do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas), localizado no bairro do Tabuleiro do Martins. Quatro adolescentes tentaram fugir do local e como não houve êxito, o grupo resolveu iniciar um motim.
O comportamento dos menores causou estranheza nos monitores, que perceberam a intenção de fuga e frustraram a ação. Segundo a assessoria de comunicação da Sepaz, pouco tempo depois os internos que tentaram fugir incitaram os outros a realizar um motim, que resultou na depredação dos alojamentos.
O Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas) deve adotar medidas para evitar que essas ações de vandalismo e violência dentro da unidade de internação virem rotina.