Atualizada às 11h04

Desde às 07h30 desta quinta-feira (04) moradores do povoado de Saúde bloquearam a AL 101 Norte, em protesto contra a falta de energia. Equipes da polícia e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) se dirigiram até o local para tentar resolver a situação, mas não obtiveram êxito e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado.

O clima ficou ainda mais tenso com a chegada do Bope. Um helicóptero também sobrevoa a área.  Os moradores dizem que uma taboca queimada é a causadora da falta de energia há mais de 24 horas e denunciam que uma equipe da Eletrobrás Distribuidora esteve no local e não realizou o conserto.

O capitão Braga, responsável pela ação do Bope no local revelou em sua chegada que a pista teria que ser desobstruída de qualquer forma.  

“Toda manifestação que impede o direito de ir e vir é ilegal. Os manifestantes vão ter que entender isso. Viemos aqui para acabar com o protesto e vamos cumprir nossa obrigação”, afirmou.

Após a declaração os policiais começaram a agir e retiraram os paus e pneus que ocupavam parte da pista. A polícia disse que a desobstrução ocorreu em acordo com os manifestantes, já que uma equipe da Eletrobrás tinha chegado ao local para realizar o conserto. No entanto, os moradores continuaram reclamando, desta vez da ação. “Não tem para que o Bope está aqui. Não somos bandidos. Mandem eles agirem contra os políticos corruptos”, gritava um manifestante.

O grande congestionamento formado começa, lentamente, a se desfazer, já que  apenas uma das faixas foi desbloqueada a princípio. A pista foi liberada por volta das 11h.