O Chefe da Representação do Estado de Alagoas em Brasília (Eseal), Marcos Ferreira, recebeu, por solicitação do Embaixada da Índia no Brasil, representantes da empresa indiana Fomento Resources que tem a intenção de investir em exploração mineral no agreste alagoano, a exemplo da Vale Verde, instalada em Craíbas. A reunião foi marcada em Brasília. “A Fomento resources quer investir no agreste alagoano e levar desenvolvimento econômico para a região, seguindo o exemplo de outras empresas, como a Vale Verde. O próximo passo será apresentar essas intenções também ao Governador Teotonio Vilela e ao Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio, para que seja feita a avaliação da viabilidade da instalação”, disse o representante do Eseal.

“Alagoas está crescendo muito e recebendo muitos investimentos estrangeiros, mas todos são feitos sob critérios estabelecidos pela Seplande, sempre respeitando critérios como meio-ambiente, viabilidade e desenvolvimento econômico e social. Meu papel como Chefe da representação do Estado em Brasília, também é colocar esses empresários em contato com o Governo do Estado”, explicou Ferreira.

A fomento Resources‏ é sediada em Goa, na Índia e formada por uma aliança de empresas do setor de recursos minerais que incluem em suas atividades o desenvolvimento de recursos (exploração, escavação e processamento mineral), logística (superfície e Marinha) e vendas (nacionais e internacionais). As empresas que participam são a Sociedade de Fomento (SFI), Fomento Karnataka (FKPL), infra-estrutura logística (ILPL), Marine infra-estrutura Goa (MIG) e concentrados de Ferro de Karnataka (KFC). De acordo com informações dos representantes, em 2011, as empresas Membros da Fomento Resources excederam 16,6 milhões de toneladas em vendas, incluindo as exportações para países como Japão, China e Romênia.

Também participou da reunião, o antigo representante do Eseal, Conselheiro José de Melo.