O Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida se reunirá, nesta sexta-feira (28), às 14 horas, na sede do Sindjus/AL, localizado na Rua da Praia, 102 – Centro – Maceió-AL.
No encontro, os integrantes avaliarão a atividade de solicitação de cópias autenticadas dos contratos de refinanciamento da dívida de Alagoas junto à União e de empréstimos às organizações internacionais na Secretaria da Fazenda (Sefaz); definirão novas ações e darão continuidade à formação dos componentes com a leitura do Caderno de Estudo “A Dívida Pública em Debate”. O estudo trata do processo de endividamento do Brasil e a execução do Orçamento da União, o qual compromete 43,98%, ou seja, 752 bilhões, que são destinados aos juros e amortizações da dívida pública brasileira.
Com posse dos documentos da Sefaz, o Núcleo Alagoano irá se debruçar sobre os números e avaliar a legalidade ou não das dívidas do Estado. “Hoje não sabemos quem emprestou, qual a taxa de juros cobrada. O que sabemos é que Alagoas deve 8,5 bilhões de reais. Todo mês, o percentual de 15% da receita do Estado é usado para pagar os juros e a amortização da dívida, o que representou R$ 766 milhões em 2012”, disse o coordenador do Núcleo José Menezes.