A partir desta quarta-feira (19), a Central de Polícia de Maceió vai mudar de nome e endereço. A Central, que atualmente está localizada no bairro do Prado, passa a se chamar Central de Flagrantes e funcionará na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em frente ao Hospital do Açúcar, prédio onde já funcionaram a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) e a Casa de Custódia II.

Na última quinta-feira (13), o delegado-geral Paulo Cerqueira visitou o prédio da nova sede e anunciou que o prédio foi recuperado para que o local ofereça maior conforto para atender a população. Além dos maceioenses, a unidade atende a municípios situados na região metropolitana.

Instalações

Com a transferência, uma sala será instalada para o apoio a vítimas de crimes, com atenção especial às pessoas idosas, crianças e mulheres. Haverá também dependências específicas para os registros de Boletins de Ocorrência (BOs) e outro espaço reservado para servir como custódia dos policiais civis que cometerem infrações penais. Para evitar que as pessoas encontrem os presos, haverá diferentes entradas.

A Central atua com oito delegados e mais de 100 policiais, entre agentes e escrivães. Por cada 24 horas, são dois delegados plantonistas e seis cartórios que permitem atendimento mais ágil aos casos. Para o delegado-geral Paulo Cerqueira, o modelo é uma forma de agilizar o trabalho na Central e das delegacias distritais e especializadas que serão dispensados dos plantões noturnos, feriados e dos fins de semana.

“A Polícia Civil vem intensificando as suas ações para combater a criminalidade, tanto na parte operacional como na melhoria dos serviços prestados à comunidade, conforme planejamento definido com o secretário Dário César, da Defesa Social, e seguindo as diretrizes traçadas pelo governador Teotonio Vilela Filho”, conclui Paulo Cerqueira.

Com a transferência, o prédio onde funciona hoje a Central, no bairro do Prado, será ocupado por outros Distritos da Capital, como parte do projeto que visa à implantação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs).