Prefeito Rui Palmeira criará órgão para o trato da questão racial, no município de Maceió.

10/06/2013 06:01 - Raízes da África
Por Arísia Barros

A Secretária Executiva do Gabinete do prefeito Rui Palmeira, Adriana Toledo representou o prefeito Rui Palmeira à mesa de abertura da Sessão Diálogos: “Os 125 anos da Abolição Inconclusa e as Perspectivas Contemporâneas dos Direitos Humanos”, que aconteceu dia 07 de junho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e reafirmou a intenção do governo do município em estruturar um órgão, que pretende efetivar a aplicação e monitoramento de políticas públicas, como   ações afirmativas de reparação e combate às desigualdades sociais, resultantes do processo histórico de exclusão e discriminação, voltadas para a população negra maceioense.

Anteriormente no dia 13 de maio, o prefeito Rui Palmeira já tinha se reunido com representantes do movimento alagoano, dentre eles o Instituto Raízes de Áfricas,  para debater o tema e nesse encontro já tinha afirmado a intenção para a criação do  órgão.

De acordo com Adriana, a intenção é garantir as  políticas públicas relativas aos direitos humanos na gestão Rui Palmeira. "Vamos pensar políticas públicas de forma unificada e, desta forma, otimizar os resultados e garantir uma cidade que preze pelo respeito e pela igualdade”, declarou.

O formato do órgão será montado a partir das experiências de outros municípios brasileiros que serão  expostas em Seminário,  a ser realizado pela Prefeitura de Maceió.  

A mesa de abertura foi composta pela coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, Mário Theodoro- consultor do Senado Federal, Adriana Toledo representando o prefeito Rui Palmeira, Rosário de Fátima representando a Secretária Ana Dayse Dórea.

Sobre a Sessão Diálogos.

A Sessão Diálogos: “Os 125 anos da Abolição Inconclusa e as Perspectivas Contemporâneas dos Direitos Humanos”, como formação continuada foi  aberta a todos os públicos e  traz como  objetivo instrumentalizar processos em favor  dos interesses  da população negra , no desenho e desenvolvimento das políticas públicas, nas estruturas de governo, como também alertar para  necessidades de continuidade desses mesmos processos.

Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas a Sessão Diálogo contou com o apoio do Senado Federal, SECADI/MEC, Fundação Cultural Palmares, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, Sindicato dos Trabalhadores da UFAL – e  Municipal da Condição Feminina.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..