Mais de 150 policiais militares de Alagoas dão continuidade, na manhã desta sexta-feira (31), a Operação Saturação, que foi desencadeada há duas semanas pela Secretaria de Estado da Defesa Social. As ações, que acontecem diariamente em Maceió e no interior, têm como objetivo a ocupação de bairros pelos militares para combater o crime e homicídios no estado.
Hoje, além da capital alagoana, a operação é focada nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo. As equipes trabalham por terra e também pelo ar com o apoio de dois helicópteros. Os militares fazem varreduras em diversas localidades da cidade em busca de armas, drogas e foragidos da Justiça.
“Estou presente nas ruas, acompanhando o trabalho da polícia. Não podemos ficar lamentando a falta de contingente, cruzar os braços e afirmar que não podemos fazer essas operações. Nosso objetivo é diminuir o crime em Alagoas”, colocou o coronel Dário César.
No dia 14 de maio, a Defesa Social desencadeou a operação que em poucas horas, os policiais abordaram mais de 2 mil pessoas e mais de 1,2 mil veículos foram revistados. Pelo menos 15 motoristas foram notificados, duas carteiras de habilitação foram apreendidas e oito veículos foram recolhidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os policiais ainda fizeram abordagens em 20 ônibus, com a revista em todos os passageiros.
Doze dias depois, cerca de 120 policiais civis, militares e da Força Nacional fizaram bloqueios e revistas em vários pontos de Maceió, com abordagens em ônibus urbanos e bares da cidade. Os policiais foram distribuídos em viaturas, um guincho da Polícia Civil e dois helicópteros, que deram apoio aéreo à operação. Ao todo, a ação mobilizou 280 pessoas em diferentes locais e abordagens.