Era uma menina preta com os cabelos alvoroçados pelo abandono das ruas.

29/05/2013 12:09 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Ela entrou aqui faz pouquinho. Entrou pela porta da frente. Entrou sem avisar, meio que invasora de espaços alheios. Era uma menina preta com os cabelos alvoroçados pelo abandono das ruas. Os olhos urravam a essência da demência das drogas.

13 anos declarou a idade. Na sacola um monte de roupas com cheiro de desenraizamento familiar.  Afirma que mora na rua, onde mora muita gente. Vive ao léu tendo como documento o furto para alimentar o vício. Vive uma ausência de lugar.

Ela cometeu um furto- é verdade- invadiu a casa e roubou o celular da minha  velha mãe, que ainda tentou dar-lhe um prato de comida.

 A fragilidade da menina em contraponto com a astúcia de invadir  espaços para cometer um  crime, me deixou inquieta.

 Era magra, assustada e respirava fragilidade. Uma fragilidade que adentra  o mundo do crime para alimentar o vício.

Uma gama de sentimentos sobressaltaram ao deparar-me com a menina que invadiu a casa: O dedo em riste acobertando o  medo  do desconhecido e a sensação  de impossibilidade. Olhei a menina sozinha e desacompanhada num misto de: - O que é que faço agora? Sem sonhos, sem caminhos, sem nada.  O futuro emparedado. E isso me abriu um – raivoso- buraco n’ alma.

Uma menina preta, 13 anos, bem alta para sua idade, ainda com um resquício do  porte de dignidade. Dona de seu próprio  destino , tendo como única bagagem um amontoado de  histórias partidas.

Uma menina como tantas outras que vivem em nossas casas, agasalhadas, cuidadas.

E sobre essas outras meninas abandonadas paira um gritante silêncio social  como o grande cúmplice dessas  pálidas vidas desperdiçadas.

A menina-visivelmente- drogada que invadiu a casa, ao meio-dia de uma quarta-feira me deixou inquieta.

A violência tem várias faces.

 

https://www.facebook.com/arisia.barros?ref=tn_tnmn

https://twitter.com/raizesdeafricas

arisia.barros@ig.com.br

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..