O Conselho Estadual de Segurança (Conseg) está discutindo colocar fixado dentro de coletivos cartazes com a fotografia de pessoas que estão com mandado de prisão em aberto. A medida começou a ser discutida durante a reunião do conselho desta segunda-feira (27).

O presidente do Conseg, Maurício Brêda, colocou a proposta em discussão após informar aos demais conselheiros que os cartazes fixados nos ônibus da capital pela Polícia Civil surtiram efeito.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Maceió (Sinturb) encaminhou ao Conseg o resultado de um estudo intitulado Mapa da Violência nos coletivos da capital. Os resultados apontaram que houve uma redução de ocorrências antes e depois da fixação dos cartazes. O número caiu de 88 para 22 ocorrências.

Com os efeitos positivos, Brêda sugeriu aos conselheiros fosse discutido o pedido para que pessoas com mandados de prisão em aberto sejam colocadas dentro dos ônibus. “Durante uma reunião em Delmiro Gouveia eu propus esta ideia e um retorno positivo. Acho muito importante colocar em prática nos ônibus não só fotos de assaltantes de ônibus, mas também de pessoas que estão com mandados de prisão em aberto na Justiça e ainda não foram capturadas”, disse.

O Conseg vai elaborar uma minuta com a proposta, para que a iniciativa comece pelos ônibus que circulam em Maceió. A proposta continuará a ser discutida nas próximas reuniões do Conselho.

Os cartazes com as fotografias de assaltantes de ônibus começaram a ser fixados nos coletivos em abril, após determinação firmada entre a Polícia Civil, o Conselho Estadual de Segurança, o presidente do Sindicato das Empresas (Sinturb), Rubens Pimenta, e o presidente da Transpal, Sérgio Rodrigues da Rocha.

O número 181, do disque denúncia da Polícia Civil é o canal que a população tem disponível para passar informações sobre algum dos procurados pela polícia.