Os tchecos Petr Falta e Iveta Lukuvkova, detidos após uma abordagem da Polícia Militar, no último dia 09, permanecerão presos em Alagoas até serem julgados. O casal, indiciado pela Polícia Federal por corrupção ativa e passiva, uso de documento falso e formação de quadrilha, deverá ser expulso do Brasil.

A assessoria de comunicação da Polícia Federal informou que a possível expulsão dos tchecos ocorrerá após o julgamento. Se condenados, Petr e Iveta poderão cumprir uma pena de até 12 anos e após isso, serem expulsos do país.

Quando forem recambiados para a República Tcheca, Petr responderá pelo roubo de 10 milhões de euros, crime pelo qual era procurado pela Interpol.

“Como eles cometeram crime aqui no Brasil, primeiro vão cumprir pena, se condenados. Depois serão mandados para o país de origem e, no caso dele, será julgado pelo roubo milionário”, explicou a assessoria acrescentando que o inquérito foi entregue para a 4ª Vara das Justiça Federal.

O caso

Petr Falta e Iveta Lukuvkova foram interceptados, no último dia 09, por policiais militares, quando viajavam para a cidade de Recife. Os militares acionaram a PF, que prendeu, além do casal, o policial civil Valdícidio Ferreira de Oliveira e José Nilson Pereira do Nascimento

O grupo foi abordado por policiais do Pelopes de Novo Lino, que perceberam que os documentos portados pelos estrangeiros eram falsos. Os militares estranharam o fato de Petr e Iveta, mesmo sem falar Português, tinham em suas carteiras de identidade, expedidas pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, que eram naturais do estado.

A PF foi acionada e constatou que Petr era procurado pela Polícia da República Tcheca acusado de um golpe de 10 milhões de euros. Após o crime, ele fugiu para o Brasil com sua amante, Iveta, e os dois passaram a corromper policiais para conseguir documentos falsos. Os estrangeiros tentavam conseguir passaportes falsos para que conseguissem fugir para a Itália. O policial civil e José Nilson ficaram responsáveis por esconder o casal da Polícia e providenciar a documentação necessária para a fuga.