A Polícia Federal indiciou os tchecos Petr Falta e Iveta Lukuvkova pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, uso de documento falso e formação de quadrilha. Petr era um dos criminosos mais procurados pela Interpol. Os dois foram interceptados, no último dia 09, por policiais militares, quando viajavam para a cidade de Recife. Os militares acionaram a PF, que prendeu, além do casal, o policial civil Valdícidio Ferreira de Oliveira e José Nilson Pereira do Nascimento

O grupo foi abordado por policiais do Pelopes de Novo Lino, que perceberam que os documentos portados pelos estrangeiros eram falsos. Os militares estranharam o fato de Petr e Iveta, mesmo sem falar Português, tinham em suas carteiras de identidade, expedidas pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, que eram naturais do estado.

A PF foi acionada e constatou que Petr era procurado pela Polícia da República Tcheca acusado de um golpe de 10 milhões de euros. Após o crime, ele fugiu para o Brasil com sua amante, Iveta, e os dois passaram a corromper policiais para conseguir documentos falsos. Os estrangeiros tentavam conseguir passaportes falsos para que conseguissem fugir para a Itália. O policial civil e José Nilson ficaram responsáveis por esconder o casal da Polícia e providenciar a documentação necessária para a fuga.

O grupo de criminosos foi indiciado pela Polícia Federal nos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, uso de documento falso e formação de quadrilha. O policial civil foi indiciado ainda por portar arma de fogo irregularmente. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e aguardam decisão da Justiça.