Atualizada às 10h30

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar, Civil, Força Nacional e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi deflagrada na manhã desta terça-feira (14), o objetivo é promover um reforço no policiamento de toda a cidade. Cerca de cento e oitenta homens foram acionados para a ação que foi solicitada e é coordenada pelo secretário de Defesa Social, Dário César.

Segundo o coronel Maxwell, assessor da Secretaria de Defesa Social, não há um ponto específico para a atuação dos policias. Várias incursões estão ocorrendo neste momento. "Não é uma operação centralizada no combate a um crime, e nem ocorre em determinados bairros. A intenção é promover um reforço ao policiamento já existente. Isso está ocorrendo em bairro que apresentam números mais elevados de criminalidade como Jacintinho, Benedito Bentes, Cidade Universitária, mas também nos da parte baixa e em toda orla", revelou.

Cerca de quarenta e cinco viaturas, vinte e cinco motocicletas, além dos dois helicópteros da polícia estão sendo utilizados. Seram feitas abordagens em veículos, a pedestres e passageiros de coletivos. A operação está sendo acompanhada pelo secretário Dário César, que irá avaliar os resultados obtidos através dela.

"É importante que a população saiba que não serão ações isoladas. Vamos agir em dias e horários alternados de forma contínua. Além de coibir ações criminosas, nosso objetivo é demonstrar a união entre as polícias, ressaltando que essas ações não são novas, os números provam isso. Só este ano cerca de quinhentas pessoas foram presas, as investigações e inquéritos concluídos também chamam a atenção. É um recado para a bandidagem, estamos agindo e não vamos dar tréguas", ressaltou o secretário.

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dimas Barros, acompanhados de delegados e comandantes de batalhões, também coordenam a operação. Durante toda a ação o patrulhamento aéreo será reforçado e as forças policiais seguirão ocupando áreas consideradas críticas do ponto de vista da criminalidade violenta na capital, duas delas estão tendo maior atenção. 

De acordo com a programação a ação deve ocorrer até o começo desta tarde, embora a possibilidade dela ser estendida não foi descartada.