Uma operação conjunta da Polícia Federal de Alagoas e Pernambuco, entre outros Estados, realizou uma operação denominada “Resgate I” e destruiu 429 mil pés de maconha, apreendidos em cidades do interior dos dois Estados e que produziriam 143 toneladas da droga para o consumo na região nordeste.
Aproximadamente 70 policiais de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds), além de Brasília, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia, participaram da ação que tirou de circulação a grande quantidade de drogas.
A princípio, a PF divulgou as cidades de Belém de São Francisco (PE), Betânia (PE), Cabrobó (PE), Canapi (PE), Carnaubeira da Penha (PE), Floresta (PE), Ibimirim (PE), Inajá (PE), Manari (PE), Mata Grande (AL), Mirandiba (PE), Salgueiro (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE) e Terra Nova (PE), como principais campos de circulação e apreensão das drogas, mas não descarta outros municípios.
Na operação, foram utilizadas duas aeronaves, quatro embarcações, dois cães farejadores, bem como contribuíram na ação, o Corpo de Bombeiros e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS.