A Polícia Civil de Alagoas já concluiu e enviou à Justiça mais de 60 inquéritos que investigaram assaltos a ônibus, desde que a atribuição de apurar esse tipo de crime passou a ser do 9º Distrito da Capital. Metade desses inquéritos identifica os autores dos assaltos.
O delegado Nivaldo Aleixo, titular da distrital, revela que a atribuição de apurar os casos lhe foi dada por portaria do delegado-geral Paulo Cerqueira, datada de 4 de março passado.
A portaria, conforme explica o delegado Carlos Reis, diretor de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), resultou de determinação definida com o presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), juiz Maurício Breda; o presidente do Sindicato das Empresas (Sinturb), Rubens Pimenta, e o presidente da Transpal, Sérgio Rodrigues da Rocha.
Nivaldo Aleixo afirma que, passados pouco mais de 30 dias, já estão sendo sentidos os resultados positivos do trabalho, inclusive com redução no número de assaltos. “Posso garantir que na área do 9º DP essa redução chega a 80%”, completa.
O trabalho vem sendo feito em parceria com a Polícia Militar de Alagoas e a colaboração do Sindicato dos Rodoviários.
O delegado explica que os Boletins de Ocorrência (BOs) são confeccionados na própria delegacia, localizada no bairro do Jacintinho, e imediatamente as investigações são iniciadas. “Isto facilita a identificação e prisão dos criminosos”, salienta.
O caso mais recente foi de Kelvin Diego Marques do Nascimento, 18 anos, preso em flagrante após atacar um coletivo da empresa São Francisco, nas imediações da Praça Lucena Maranhão, no bairro de Bebedouro, na segunda-feira (15/04).
Uma ação das polícias Civil (9° Distrito) e Militar (Batalhão de Eventos) já havia prendido em flagrante, na terça-feira (9) Larissa Felix dos Santos, 24 anos, Jaqueline da Silva Freire, 21, e Carlos André da Silva Freire, 27, acusados de formação de quadrilha, assalto a ônibus de transporte coletivo e porte ilegal de arma de fogo.
Eles foram presos no bairro do Jacintinho, sendo reconhecidos por motoristas e cobradores de ônibus.
Em outro assalto contra um coletivo que fazia a linha São Jorge/Centro, na Avenida Cleto Campelo, próximo à feirinha do Jacintinho, foi preso em flagrante Joserlan Viturino da Silva, 31 anos.
Foi a prisão de Joserlan que possibilitou a desarticulação da quadrilha de assaltantes de ônibus que era chefiada por Valdeci dos Santos, 33 anos, marido de Jaqueline da Silva Freire, atualmente foragido.
O delegado Carlos Reis, do DPJM, afirma que o modelo atualmente adotado vem dando certo.
Um cartaz com fotografias de autores de assaltos foi confeccionado e está sendo afixado no interior dos coletivos.
Com isso a polícia espera ter a colaboração da população no sentido de prender os criminosos. “Quem tiver informações pode ligar para o Disque Denúncia – 181”, conclui o delegado Nivaldo Aleixo.
De acordo com o delegado-geral Paulo Cerqueira, a iniciativa de centralizar as investigações sobre assaltos a ônibus no 9º Distrito vem melhorando o atendimento à população e intensificando o combate a esse tipo de crime.