A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) divulgou nesta quinta-feira (21) um balanço dos trabalhos desenvolvidos no mês de fevereiro. De acordo com os dados da Diretoria de Estatísticas e Informática (Deinfo), a PC alcançou um alto índice de esclarecimento de crimes: 82%.
A estatística mostra que durante o período foram concluídos 717 inquéritos, sendo que 590 dos casos foram esclarecidos. O mapa revela ainda que as diversas delegacias da Capital e do interior alagoano instauraram 677 inquéritos, sendo lavrados 336 autos de prisão em flagrante.
O delegado-geral Paulo Cerqueira comemora o elevado índice de elucidação de crimes da polícia judiciária alagoana. “Em um grande número de delegacias, esse índice chegou a 100% em fevereiro”, salientou. Entre essas unidades policiais estão diversas delegacias especializadas, distritais da Capital e do interior, e também delegacias regionais.
Com base nos dados apresentados pelo Deinfo, o delegado-geral informa que o percentual de esclarecimento de crimes pela PC alagoana vem crescendo. Em janeiro, o índice foi de 75%, saltando para 82% em fevereiro, o que significa um crescimento de 7 %, numa comparação entre os dois meses.
A Delegacia de Homicídios da Capital, que foi reestruturada e reforçada na atual gestão da Polícia Civil, também conseguiu um significativo índice de elucidação de crimes: 93,75%. Em fevereiro, a delegacia concluiu 16 inquéritos, e em 15 deles os crimes de morte foram esclarecidos.
Produtividade
A Polícia Civil de Alagoas também divulgou, nesta segunda-feira (18), relatório de produtividade das delegacias de polícia do Estado.
A delegada-geral adjunta da instituição, Kátia Emanuelly, diz que o relatório refere-se ao mês de fevereiro de 2013 e mostra que a produtividade da instituição também vem crescendo.
O documento mostra que a Delegacia Especial de Defesa dos Direitos da Mulher 1 (DDM 1), que tem como titular a delegada Fabiana Leão, ficou em primeiro lugar com 108 inquéritos concluídos, seguida da Delegacia Especial de Defesa dos Direitos da Mulher 2 (DDM 2) com 62 inquéritos, coordenada pela delegada Tereza Ramos, a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), comandada pelo delegado Jobson Cabral – 32 inquéritos; e Delegacia Especial dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente – 30 inquéritos, que tem a frente a delegada Barbara Arraes.
Ainda na Diretoria de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), coordenada pelo delegado Carlos Reis, também foram destaques o 1º DP (Distrito Policial), a titular é a delegada Liana Franca, o 4º DP (Farol) que teve como responsável o delegado Oldemberg Paranhos, e o 2º DP (Jatiúca), conduzido pelo delegado Egivaldo Lopes.
Na Diretoria de Polícia Judiciária Área-1 (DPJA-1), sob o comando do delegado Robervaldo Davino, destacaram-se as delegacias regionais de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, e a distrital de Olho D’água das Flores, comandados, respectivamente, pelos delgados Rodrigo Cavalcante e Rosivaldo Vilar.
Já na DPJA-2, coordenada pelo delegado Flavio Saraiva, produziram mais procedimentos policiais as delegacias de Palmeira dos Índios, sob o comando do delegado Manoel Wanderley, 52º DP, delegado Emanuel David, de Arapiraca e Acidentes e Delitos de Trânsito daquela cidade, comandado pelo delegado Cicero Torres.
Na diretoria de Área 3, coordenada pela delegada Sheila Carvalho, além da delegacia de União dos Palmares, do delegado Valdeks Pereira, destacaram-se as delegacias de Boca da Mata, delegado Ailton Cavalcante, e Atalaia, comandada pelo delegado Aylton Prazeres.
Kátia Emanuelly reforçou que a divulgação destes relatórios de produtividade, das delegacias da Polícia Civil alagoana, será mensal.