Por  Vanessa Siqueira

A Polícia Civil apresentou no final da manhã desta quinta-feira (14) as doze pessoas presas numa operação de combate ao tráfico de drogas na região do Benedito Bentes. A quadrilha  era caracterizada por aliciar menores para trabalhar como ‘aviões’ do tráfico.

Segundo o delegado Jobson Cabral, um dos integrantes da quadrilha, identificado apenas como “Buchecha”, procurou a polícia em novembro do ano passado para denunciar o grupo. Ele contou que Givaldo e Josivan possuíam grande poder dentro do conjunto Cidade Sorriso. Eles aliciavam menores que moravam na região para trabalhar como aviões, termo usado para designar aquelas pessoas que levam a droga até os usuários.

“Ele nos contou que foi ameaçado de morte como muitos outros jovens da região. Os integrantes da quadrilha ameaçavam quem não seguisse as ordens. Além disso, eles moravam próximos um do outro e exerciam grande poder no bairro”, contou o delegado Jobson Cabral.

As investigações tiveram início e só agora as prisões puderam ser efetuadas. Os mandados de prisão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Entre os presos estão Givaldo Vicente da Silva, conhecido como Du, e Josivan Nogueira dos Santos. Eles, segundo revelou o delegado, foram presos e são apontados como chefes do tráfico de drogas na região.

Foram presos também Alan da Silva Lourenço, 24, C.R.S., 14, M.A. 17, Paulo Freitas Araújo, Aílton da Silva, 23, Márcio André Maia de Oliveira, 33, Elianjo Santos Silva, 22, Raquel da Silva Ribeiro, 23, Marcelo Araújo da Silva, 22, e um menor que foi liberado após ser ouvido.

“As prisões aconteceram em residências do conjunto Cidade Sorriso e em algumas  delas foram apreendidos uma grande quantidade de drogas. Alguns dos presos possuíam mandados de prisão em aberto e conseguimos apreender os ‘cabeças’ do tráfico da região”, contou o delegado.

Foram apreendidos ainda uma quantidade de maconha e cocaína, uma balança de precisão, uma quantia não revelada de dinheiro, munições de calibre 12 e eletrônicos que a polícia acredita que eram usados para trocar por droga.

Grupo também cometia assaltos na Barra Nova

Givaldo e outro integrantes do bando chegaram a ser reconhecidos por vítimas de assalto na Barra Nova. O delegado contou que eles roubavam motocicletas e carros na Barra e usavam os veículos para transportar drogas.

“Eles roubaram muitas Shinerays e alguns carros na Barra Nova. Vítimas dos assaltos reconheceram alguns deles durante o processo de investigação. Sabemos que eles usavam os veículos para transportar drogas no Benedito Bentes”, afirmou.

As investigações continuam para apurar se eles também possuem envolvimento com homicídios. O grupo vai responder pelos crimes de formação de quadrilha, roubo, tráfico de drogas e associação ao tráfico. Eles ficarão presos na carceragem da Casa de Custódia.