Gabriela Flores

A Polícia Civil apresentou à imprensa, nesta quarta-feira (13), uma quadrilha que atuava na região de Arapiraca no tráfico de drogas. Com as 12 pessoas presas foram apreendidos uma grande quantidade de crack, cocaína e maconha, aparelhos celulares, um notebook, armas, aparelhos celulares, três veículos sendo um Celta, um Gol, uma motocicleta 300 cilindradas e uma quantia aproximada de R$ 10 mil.

A 17ª Vara Criminal da Capital expediu 11 mandados de prisão, busca a apreensão.

A formação

Mostrando ser um esquema fortemente organizado, na quadrilha os integrantes tinham funções definidas. Edilson Dantas de Assis, 50, era o líder e trazia a droga de São Paulo e a distribuía para três pessoas que agiam como gerentes em três bocas de fumo na cidade de Arapiraca que são: Clenilda dos Santos,38, Miraldo Ribeiro de Lemos,38, e Fernando Donato Oliveira,28. 

Os outros integrantes envolvidos no repasse dos entorpecentes são Maria Raquel G. da Solva,27, João Mar Costa Franca,22, Maxwell Silva, 18, Pedro de Souza Silva,36, Adriano da Silva, 20, Edna Bezerra dos Santos,25, Antônio Carlos Moraes, 29 e Anderson Gomes dos Anjos, 21. “Todos tinham uma função determinada. Além de comandar e gerenciar, havia também os distribuidores da droga, um responsável pela tesouraria e um pistoleiro que fazia o acerto de contas com os devedores”, informou a diretora da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), Ana Luiza Nogueira.

Entre os objetos apreendidos pelos policias havia uma grande quantidade de recipientes apropriados para acomodar a cocaína chamados de “pepetas”.

A operação

O Núcleo de Inteligência da polícia chegou até a quadrilha depois de desbaratar, em novembro de 2012, um grupo que comercializava drogas em falsos institutos de beleza na cidade de Maceió. “A partir dessa quadrilha pudemos abrir novas investigações até chegar a este grupo que agia não só no interior, especificamente nas cidades de Arapiraca, Boca da Mata e Pilar mas também vendia drogas em Maceió”, afirmou Ana Luiza.

Os acusados irão responder pelos crimes de tráfico de entorpecentes, formação de quadrilha e homicídio.

“Está sendo investigada a participação de integrantes do bando em cinco homicídios na região de Arapiraca. Os crimes estão todos ligados a brigas de poder pelo comando de pontos de venda de drogas”, destacou a delegada.

A polícia informou ainda que estão sendo realizadas diligências para prender mais 2 integrantes do grupo.