A Polícia Civil de Alagoas, por meio do Deinfo (Diretoria de Informática e Estatística) deu prosseguimento nesta quinta-feira (7) a um ciclo de capacitação que vai percorrer todas as delegacias regionais (DRPs) de Alagoas. Depois de São Miguel dos Campos, desta vez o trabalho beneficiou a Regional de Arapiraca.

O diretor do Deinfo, Medson Maia, explicou que as ações, ora em andamento, seguem o plano de gestão iniciado em 2012, quando o delegado-geral Paulo Cerqueira percorreu todas as DRPs, levando serviços para policiais civis que trabalham no interior do Estado.
Segundo o diretor, “estamos voltando às delegacias regionais e disponibilizando nossos serviços, mas com uma novidade: neste momento capacitando todo o pessoal para o uso de nossos sistemas informatizados”.

Para realizar o trabalho, são utilizados 20 policiais da diretoria - das gerências de Análise Criminal, Informática, Controle de Armas e Central de Inquéritos Policiais.
As capacitações levam ao interior, serviços de manutenção e acautelamento de armas e coletes, substituição de munições, substituição de computadores, capacitação em digitalização e virtualização de inquéritos policiais e capacitação no Sispol (Sistema de Informação Policial).

O diretor do Deinfo adiantou que foi desenvolvido um novo sistema de informática que permitirá o acompanhamento do desempenho das delegacias, e seu funcionamento está sendo explicado a delegados e policiais durante as visitas às regionais.

Em Arapiraca, Medson Maia esteve acompanhado da promotora Cíntia Calumby, que juntamente com a promotora Karla Padilha, funciona como gestora da Meta 2, um programa da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enasp) que é realizado em todos os estados brasileiros e estabelece até o mês de abril deste ano a conclusão de inquéritos de crimes dolosos contra a vida (homicídios e tentativas de homicídio) praticados até dezembro de 2008.

A Polícia Civil de Alagoas vem realizando mutirão para alcançar os resultados estabelecidos pela Meta 2, sendo o trabalho intensificado na gestão do atual delegado-geral Paulo Cerqueira. “Se for necessário vamos acompanhar esse trabalho em todas as regionais para que possamos avançar nos índices das metas estabelecidas”, disse a promotora.

A presença das equipes do Deinfo nas regionais foi destacada pelos delegados Flávio Saraiva – titular da Diretoria de Polícia Judiciária da Área 2 (DPJA-2), e Isaías Rodrigues, Regional de Arapiraca. “É importante para que seja verificada in loco a nossa condição de trabalho e que soluções sejam providenciadas”, afirmou o delegado Isaías.