Oficialmente será apenas uma coletiva para se fazer um balanço dos resultados obtidos nos oito primeiros meses de implementação do Programa Brasil Mais Seguro, um programa federal piloto que busca diminuir a redução de crimes violentos em Alagoas, considerado o de pior índices em todo o Brasil.

Mas a coletiva de imprensa, que acontece hoje às 11 horas , no Palácio República dos Palmares e conta com a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki e o secretário de Estado da Defesa Social, Dario Cesar, faz parte da nova estratégia do governo alagoano de tentar responder com “rapidez” as críticas referentes a gestão.

Entrando no sétimo ano de governo e sem ter mais o discurso da “herança maldita” o governo concede a coletiva no meio de uma série de críticas sobre como não aproveitou o programa para fazer mudanças reais na estruturação da Segurança Pública em Alagoas.

No lançamento do programa em junho do ano passado o governador Teotônio Vilela Filho chegou a dizer que esta era a última chance que Alagoas tinha para reverter os números que colocam Alagoas como o mais violento do Brasil, mas o aumento do número de homicídios em janeiro em relação ao mesmo período de 2012. Complicou esta intenção.

A situação caótica das delegacias , algumas em situação de funcionamento imprestável, foi um tema bastante debatido ao longo desta semana.

Outro aspecto que deve ser colocado, de acordo com o que foi apurado pelo Cadaminuto, em tom de indignação, é a acusação feita em uma coluna do jornal Gazeta de Alagoas, contra a secretária Regina Miki.

O texto foi alvo de uma nota de repúdio dos secretários de segurança pública de todo o Brasil, e assunto deve ser abordado na coletiva.