A Polícia Rodoviária Federal vai intensificar a fiscalização de embriaguez ao volante durante o feriadão de Carnaval. Na operação especial, que começou a 0h de hoje e vai até a madrugada de quarta-feira, serão disponibilizados 1,2 mil etilômetros em postos e viaturas. De acordo com a PRF, serão mais de 10 mil agentes orientados a solicitar que os motoristas façam o teste de embriaguez a qualquer momento.

Com as mudanças na Lei Seca, não existe mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo de quem dirige. Segundo a PRF, o motorista que se negar a assoprar o bafômetro terá de pagar multa de R$ 1.915 e terá a carteira de habilitação recolhida, mesmo que não apresente sinais de embriaguez. Caso os sinais sejam evidentes, a recusa passa a caracterizar crime de trânsito, com prisão em flagrante.

No primeiro mês de aplicação da nova lei, a PRF aplicou 141.676 testes e retirou mais de 3 mil motoristas embriagados de circulação em todo o País, sendo que 1.408 foram presos em flagrante.

A PRF ainda pede que os motoristas dirijam dentro dos limites de velocidade. No Carnaval de 2012, as colisões frontais mataram 86 pessoas e feriram 264 nas rodovias federais. Esse tipo de acidente acontece principalmente quando o motorista faz ultrapassagens em locais proibidos ou calcula mal o tempo e a distância necessários para realizar a manobra.