Um policial militar do estado do Ceará, que alegou estar em Alagoas desenvolvendo atividade pela Força Nacional, suspeitou da atitude de dois jovens quando trafegava pela Av. Assis Chateaubriand, no Trapiche da Barra, e resolveu abordá-los. Como resultado da abordagem, quase 1 kg de maconha e uma grande quantia em dinheiro.
O produto de tráfico estava sob posse de Thúlio Barreto Feijó Leitão. Ele estava acompanhado por outro rapaz, Odilon Almeida Coutinho Júnior, quando perceberam a aproximação do policial tentaram empreender fuga entrando em um buraco no muro de um terreno da Casal.
A fuga foi logo frustrada. Thúlio foi detido e encaminhado para Central de Polícia de Maceió, no bairro do Prado, onde o fato foi registrado pela delegada Rebecca de Paula Cordeiro. Além da droga, totalizando 986g de maconha, também foi apreendido à quantia de R$1.130,00.
Em depoimento, Thúlio disse ser o único dono da droga e do dinheiro, inocentando Odilon que foi ouvido como testemunha e liberado. A delegada autuou o acusado por tráfico ilícito de substância entorpecente. Ele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para realizar o exame de corpo de delito e em seguida encaminhado para a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico da Capital.