Com a intenção de inibir a violência em áreas consideradas críticas pela Polícia Militar, o Secretário de Defesa Social, Dário César, autorizou a colocação de câmeras de videomonitoramento em bairros que possuam bases comunitárias. A portaria foi publicada na edição desta terça-feira (29) do Diário Oficial do Estado.

Segundo o texto, o principal objetivo da ação é inibir crimes e atos de violência na região das bases comunitárias. A nova medida de segurança vai contribuir para que haja um combate maior da violência, além de contribuir para que os crimes ocorridos nos locais sejam esclarecidos com mais rapidez.

O Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) vai ficar responsável em abrigar a estrutura física da sala de videomonitoramento das novas áreas. Em um prazo de 120 dias serão realizadas as adequações necessárias e a aquisição do material necessário.

Outra novidade é que as câmeras também serão usadas para vigilância de grandes eventos. Uma estrutura móvel será usada interligada a um ônibus, que vai funcionar como central de monitoramento.