Dia 25 de janeiro, no Plenário da Câmara Municipal de Atalaia, foi realizada uma reunião organizada pela 4º Companhia de Policia Militar, com representantes de cidades do Vale do Paraíba, sobre como se dará o funcionamento das festividades carnavalescas nessas cidades, discutindo entre outras coisas os horários de inicio e término dos eventos, a questão abusiva do uso dos carros de som, entre outras propostas.
A reunião teve a orientação do Capitão J. Paulo, com a participação do Tenente Caetano, do Tenente Augusto e demais membros da Polícia Militar. O Chefe de Gabinete do Município de Atalaia, Professor Ézio Lima, esteve representando o Prefeito Professor Mano, que não pôde comparecer a reunião devido a outros compromissos. Também estiveram presentes o Prefeito Adálio de Chã Preta, o Prefeito Flaubert de Viçosa e representantes de Capela e Cajueiro. Nossa Guarda Municipal também estava presente.
Várias foram às preocupações trazidas pela Polícia Militar sobre o assunto, todos visando a segurança dos foliões e população em geral. Entre elas, destacamos:
1º - Sobre o barulho provocado pelos foliões, conjuntos e bandas, que se estende por horas e horas, adentrando pela madrugada, impedindo o período de descanso daqueles que não participam das festividades da população que trabalhará ao dia do término dessas comemorações;
2º - Há necessidade de planejamento das atividades referentes ao período carnavalesco, antes do início do evento, ara que eventuais dúvidas sejam respondidas e os problemas sanados;
3º - Há a inexistência de um horário comum padronizado pelas prefeituras para o término dos festejos diários, fazendo com que alguns cidadãos, afetados pelo consumo de álcool e substâncias afins, venham se dirigir até as cidades circunvizinhas, provocando por vezes, graves acidentes de trânsito;
4º - A necessidade de pré-ajustes e uma maior mobilização dos órgãos e setores públicos, quanto ao trafego ao entrono onde se concentra os foliões, atendimento médico e prestação da segurança;
Entre as propostas, uma das mais debatidas foi à questão da padronização dos horários, com o mesmo inicio e fim entre as cidades do Vale do Paraíba. A proposta diz que no Sábado, Domingo e Segunda os eventos oficiais começariam às 14 horas e terminaria às 02 horas. Sobre a Guarda Municipal, ficou definida sua participação na disciplina do trânsito. Sobre os carros de som, os "paredões", a proposta apresentada foi de seu uso entre 10h às 21h e teriam um controle por parte da Polícia Militar, que usarão um aparelho capaz de medir a densidade do som, através decibelimetro digital, pois haverá um limite permitido. .
Fonte: http://www.atalaiapop.com