Zózimo, um apaixonado pela África e pelas religiões de matriz africana.

26/01/2013 06:21 - Raízes da África
Por Arisia Barros

Uma homenagem do cineasta, diretor Joel Zito Araújo ao primeiro ator negro brasileiro a protagonizar relacionamentos inter-raciais tanto na TV quanto no cinema, , ícone da cultura negra , ator e cineasta Jorge da Silva, conhecido como Zózimo Bulbul, falecido nesta quinta, 24/1, que socializamos:

Foi o primeiro cineasta negro a confrontar o mito da democracia racial

Como se mede a importância de um artista? Pela obra deixada? Pela rede de amigos? Pela capacidade de impactar a sociedade?
Ator e diretor, Zózimo Bulbul, falecido ontem 24/01, preencheria com louvor todos os quesitos.
Além de artista profícuo, Zózimo foi, entre os cineastas negros, o primeiro a escapar e confrontar-se com o mito da democracia racial.
O racismo brasileiro, com sua pretensa sutileza, incomodou e provocou a sua sensibilidade. Mesmo tendo uma grande beleza física, criatividade e uma enorme capacidade de fazer amigos e agregar pessoas, também sempre foi uma de suas vítimas.
Um outro legado do Zózimo foram seus esforços em estreitar os laços entre a África, a diáspora negra e o Brasil. Esse é o propósito do Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe, que está em sua 7ª edição, do qual ele foi criador e curador.
Ao assistir "Amor", de Michael Haneke, revi o que assistia na rotina do casal amigo. Diante do avanço rápido da doença, Biza Vianna, sua companheira por 25 anos, cuidava do seu amor com o mesmo misto de devoção e bravura do personagem do marido no filme.
Zózimo, um apaixonado pela África e pelas religiões de matriz africana, criou com ela o Centro Afro Carioca de Cinema, espaço de formação de novos cineastas e de difusão da cultura negra.
Nós, cineastas afro-brasileiros, estamos tristes e de luto. Mas, seguramente, no Orum, hoje é um dia de festa.

Fonte: JOEL ZITO ARAÚJO é cineasta, diretor de "A Negação do Brasil" e "As Filhas do Vento".

(Folha de S.Paulo, 25.1.2013)
Compartilhar
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..