Renan já conversou com Sarney e com alguns amigos sobre a candidatura. Mas só vai oficializar na véspera da eleição.
Ele tem o sentimento de que foi arrancado injustamente da presidência do Senado em 2007.
Por isso quer o cargo de volta", conta um dos senadores peemedebistas próximos a Renan.
Renan está discreto e só deverá oficializar a candidatura no ultimo momento.com a eleição de Sarney para a presidência da Casa.
O senador Renan se rearticulou com seu apoio e o do líder do PTB, Gim Argello (DF), e saiu das sombras. Voltou a ter o comando do PMDB. O grupo de senadores “independentes” que vinha tentando articular o lançamento de um “candidato alternativo” à presidência da Casa está quase desistindo de levar adiante o seu projeto.
Várias reuniões já foram feitas na casa dos senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Cristovam Buarque (PDT-DF), mas não se chegou ainda a um consenso. Todos estão de acordo que o próximo presidente deve ser do PMDB, que tem a maior bancada, mas não há entendimento em torno do nome.
O partido tem quatro senadores que não votam alinhados com o governo, mas nenhum deles topa a parada: Jarbas, Pedro Simon (PR), Luiz Henrique da Silveira (SC) e CasildoMaldaner (SC).
Isso deixa o caminho aberto para que o próximo presidente seja o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, atual líder da bancada e o candidato preferido pelo senador José Sarney.
Com isso, quase ninguém mais acredita na possibilidade de Luiz Henrique da Silveira ou um tucano topar enfrentar Renan.
Para Randolfe Rodrigues(Psol), agora, só há duas alternativas:- O nosso grupo foi desmobilizado por Renan. Então, se nada mudar até fevereiro, o candidato serei eu ou será o Pedro Taques.
Não restou mais ninguém.
acesse>twitter>@Bsoutomaior










