Um navio perdeu o controle e provocou duas colisões na manhã desta segunda-feira (31) na entrada do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Ninguém se feriu.

Segundo informações da Capitania dos Portos, o navio "Marcos Dias" estava a caminho do terminal da Usiminas, quando perdeu os sistemas de propulsão, governo e comunicação. Na tentativa de contornar a situação, a embarcação soltou as duas âncoras, mas uma delas não desceu.

Sem controle, o navio bateu em outra embarcação que estava atracada no armazém 38 e em um portêiner, equipamento que movimenta contêineres, da Libra terminais. O navio "Marcos Dias" está provisoriamente atracado no terminal da Citrosuco.

Ainda segundo a Capitania dos Portos, peritos vão reunir as informações para instaurar um inquérito que deve ser concluído até 90 dias. Até o momento, de acordo com o órgão, os danos ocorreram acima da linha d'água, o que não provocou danos ambientais ou vítimas.

Em nota, a Libra Terminais afirma que o acidente causou sérios danos ao portêiner, mas sem riscos aos trabalhadores, já que o terminal não contava com operações na ocasião da avaria. Em outubro, o mesmo navio foi empurrado pela força do vento e bateu no cais de São José do Norte, no Rio Grande do Sul.