Piranhas foi o município escolhido para sediar, na sexta-feira (30), o Seminário de Lançamento e Apresentação do Plano de Ação da Mesorregião do Xingó, projeto coordenado pelo Ministério da Integração Nacional. Na ocasião, além da participação da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), estarão presentes representantes dos Estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe.

O projeto, que tem como propósito apresentar meios de dinamizar a economia das regiões, além de aprimorar a infraestrutura física e social, beneficiará cerca de 80 municípios entre os quatro estados. Em Alagoas, 18 cidades da região do Sertão e da bacia leiteira serão contempladas pelas ações do programa.

“O seminário de lançamento, apresentado hoje, junto ao Plano de Ação, foi realizado a partir de diversas oficinas realizadas ao longo dos meses entre Ministério da Integração e Governo Estadual. Esses encontros nos possibilitavam não só o debate das nossas demandas mais urgentes, como também um estudo entre as regiões mais carentes dos Estados” declara a assessora especial da Seplande, Alyne Vieira.

O plano pautará as decisões do Ministério da Integração Nacional nos próximos anos, assim como consolidará as ações de estruturação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), programa coordenado pela Seplande, Sebrae e Desenvolve. As ações irão contemplar projetos voltados para área de turismo, ovinocaprinocultura, artesanato, fruticultura e aquicultura.