Daniel António Pereira é diplomata de carreira, historiador licenciado pela Universidade Clássica de Lisboa, escreve para jornais e revistas nacionais e internacionais, além de autor de vários livros. Tem dezenas de artigos publicados em diversas revistas e jornais, nacionais e estrangeiros, tendo igualmente proferido palestras e conferências em várias Universidades em Portugal, Estados Unidos da América e Brasil.
Daniel Antonio Pereira é embaixador de Cabo Verde no Brasil desde 28 de novembro de 2006. Atuando de forma intensa tem mantido ótimos contatos dentro do Brasil e nos estados da federação, dentre eles, Alagoas, onde mantem desde 2005 uma parceria estreita e produtiva com o Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro alagoano.
Convidado pela coordenadora do Instituto, Arísia Barros, o embaixador aceitou o convite para ser o “bàbá ìsàmì” , que significa padrinho na língua ioruba, do Projeto Reedição do Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò, que acontece dia 30 de novembro, nas terras de Palmares, Alagoas.
O Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò é um espaço afirmativo que busca estabelecer uma série de diálogo com as histórias que fortaleçam meninas-mulheres habitantes das periferias da grande Maceió e quilombolas dos municípios alagoanos, em suas pertencimento étnico, elevando a autoestima, ressignificando autoconceitos.
Indicado pelo Projeto Raízes de Áfricas, o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel A. Pereira tornou-se, em 2010, Comendador Alagoano com a outorga da Comenda Zumbi dos Palmares, pela Assembléia Legislativa, no mandato do deputado Judson Cabral.
Daniel Antonio, padrinho oficial do Instituto Raízes de Áfricas, recebeu do ainda, Projeto Raízes de Áfricas, em 2011, o Troféu “Guerreiro Quilombola”.
O Projeto Reedição do Baile Nacional de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, Governo do Estado de Alagoas, , Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Militar, Gabinete Civil, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade e Inclusão/SECADI/MEC, SENAC/AL,SESC/AL, Promotora Cecília Carnaúba, Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, empresária Patrícia Sampaio, Roseane Beltrão, Superintendente do Porto de Maceió, Rogério Teófilo, Secretário de estado de Articulação Política, Flaubert Filho, prefeito de Viçosa,Al, dentre outros.
Serviço:
Projeto Reedição do Baile Nacional de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò
Horário: A partir das 20 horas
Entrada: Restrita
Informações: (82) 8827-3656/3231-4201/8726-1559