Tendo como pauta as atividades alusivas ao mês da consciência negra, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, esteve em reunião, na manhã desta quarta-feira (14), com o desembargador Sebastião Costa Filho, governador em exercício do estado de Alagoas.
Durante o encontro que contou com a presença do Secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, a coordenadora apresentou o Projeto Reedição do Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò, que acontece dias 28 e 30 de novembro.
  Na oportunidade, Arísia Barros, falou sobre as atuais condições da Serra da Barriga e a impossibilidade de realização do Baile no Quilombo dos Palmares ,ao tempo que solicitou o apoio do governo para essa logística.
O desembargador Sebastião Costa mostrou disposição para discutir o assunto e em comum acordo com o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, o apoio foi formalizado.
O estado ficou responsável em custear o espaço, em Maceió no qual se realizará o Baile de Debutantes Negras.
Na avaliação do desembargador as mudanças e avanços contra o racismo no Brasil já são bem visíveis, portanto ações como essas são importantes, acrescentando que a realização do Baile será uma momento muito bonito.
No final da reunião, Arísia Barros entregou ao chefe-do-estado em exercício, convite para a participação na abertura oficial do Baile.
Na saída, o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado reafirmou o apoio do governo às ações do Instituto Raízes de Áfricas.