Para a realização das diversas ações o Instituto Raízes de Áfricas conta, sempre, com apoiadores voluntários na questão logística e organizativa.
E para a realização do Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò, que acontece dia 30 de novembro, às 19 horas no município de União dos Palmares, o Instituto conta com mais uma relevante parceria de  Roseane Beltrão, Superintendente do Porto de Maceió, que  será madrinha de uma das debutantes do Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò.
Rosene Beltrão já assumiu a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e de prefeita do município de Feliz Deserto,AL.
O Perolas Negras tem como objetivo abrir uma série de diálogo com as histórias que fortaleçam meninas-mulheres negras em suas auto-estimas e autoconceitos.
Idealizadora do primeiro Baile, ocorrido, faz 55 anos Laudelina Campos de Mello tinha como objetivo melhorar a autoestima das jovens negras que não podiam debutar em Campinas/SP. Filha de uma escrava doméstica e um lenhador, nascida em 12 outubro de 1904, na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, Laudelina apesar de ter nascido livre, devido a Leia Áurea, vivenciava a realidade cruel do apartheid.
As protagonistas do Pérolas Negras serão meninas negras das comunidades quilombolas e das áreas de risco da grande Maceió, como também dos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios.
Antecedendo ao Baile teremos o XIII Ígbà- Seminário Afro-Alagoano: O Povo Negro e as Memórias Ancestrais das Matriarcas Negras”, que acontece dia 29, com entrada franqueada ao público e certificação de 20 horas.
O XIII Ígbà é um espaço de empoderamento para pensar o lugar das mulheres negras na multifacetada sociedade brasileira, a partir da perspectiva ancestral.
Com os temas: educação, saúde, gênero e raça, o Ígbá é o lugar estratégico para a discussão de mecanismos que permitam a ruptura com um passado e um presente racista.
As atividades propostas neste projeto fundamentam-se na Lei do Estatuto da Igualdade Racial, enfocando também a Lei Federal nº 10.639/03 e no Parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CP 003/2004- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, aprovada em 09/01/2003.
A entrada para o Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò será restrita.
Mais informações: (82)8827-3656/3231-4201/8726-1559