O secretário da Defesa Social, Dário Cesar, participa da I Conferência Internacional de Segurança para Grandes Eventos, que é realizada em Brasília até esta sexta-feira (9). No encontro, secretários de Segurança Pública e comandantes gerais de Polícia Militar discutem com o Ministério da Justiça estratégias de segurança e sistemas de tecnologia e de inteligência a serem empregados durante os eventos esportivos.
A conferência internacional reúne profissionais e gestores de segurança pública de 31 países representantes de mais de 20 órgãos federais e das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, além dos estados de Alagoas, Sergipe, Maranhão, Paraíba, Pará e Santa Catarina. Alagoas está habilitado para ser um Centro de Treinamento.
Ao participar dos encontros sobre grandes eventos, Dário Cesar tem reafirmado o interesse do Governo em trazer para o Estado os sistemas de tecnologias a serem utilizados durante as competições esportivas internacionais, como também na segurança pública local, a fim de reforçar o combate à criminalidade.
“Temos que aproveitar a oportunidade para trazer para Alagoas as mais novas ferramentas da área de segurança”, disse, reforçando a tese de que a integração das forças policiais e os modernos sistemas de tecnologia são necessárias para o enfrentamento à criminalidade em todo o País”.
Na programação desta quarta-feira (8), foram abordadas questões como as estratégias de segurança preventiva e a dos estádios para a Copa do Mundo 2014 e o controle da segurança privada em grandes eventos. Na sexta (9), serão discutidos temas como o planejamento operacional para a Copa do Mundo e o papel das Forças Armadas no apoio à segurança do torneio mundial.