O 3º Batalhão de Polícia Militar, sediado no município de Arapiraca, realizou na noite desta quarta-feira (24) o II Seminário de Segurança Pública em comemoração ao seu 30º aniversário.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades do município, bem como acadêmicos das faculdades de direito e a população em geral. Na oportunidade, foi homenageada a guarnição da Força Tática, comandada pelo cabo José Avani Tenório, composta pelos soldados Alex Alves, Lucas Silva, Lira e Daniel. Foi a terceira vez que a guarnição recebeu o prêmio, destacando-se desta vez pela apreensão de duas armas de fogo e três apreensões de entorpecentes. Foi homenageado também como destaque individual o soldado Ulisses Lúcio. O militar foi escolhido dentre os demais pela dedicação e profissionalismo, desempenhando suas funções com esmero, contribuindo para enaltecer o nome da Polícia Militar de Alagoas.

O cabo Tenório aproveitou o momento para externar o quanto é gratificante o reconhecimento do trabalho desempenhado pelos policiais do 3º BPM por parte do comando. “Essa valorização do profissional de segurança pública faz com que tenhamos mais garra para enfrentar a criminalidade e bem desempenhar nossa missão que é nobre em sua essência, no caso ajudar o cidadão num momento de perigo”, frisou o militar.

Iniciando o ciclo de palestras, o tenente-coronel Wellington Bittencourt, comandante do 3º BPM, abordou a temática do estresse da atividade policial em decorrência do seu papel desempenhado em prol da sociedade. Logo após, houve uma apresentação dos alunos do projeto “Pelotão Mirim”. Na ocasião, as crianças, sob a regência do cabo Ronnie Peterson, tocaram diversas músicas utilizando a flauta, dentre elas a 9ª sinfonia de Bethoveen, também conhecida como Hino à Alegria, emocionando a todos os presentes.

Encerrando o seminário, o juiz de direito, Giovanni Jatubá, superintendente do Fórum de Arapiraca, traçou um paralelo entre o desenvolvimento urbano e a violência, levando-se em consideração o crescimento registrado nas últimas décadas da cidade de Arapiraca e, concomitantemente a este fato, o aumento da violência. Ao final, foi oferecido um coffee break, onde os participantes puderam discutir ideias sobre os temas debatidos.

Segundo o tenente-coronel Wellington Bittencourt, comandante do 3º BPM, esse seminário reveste-se de grande importância tanto para os universitários presentes, quanto para a população arapiraquense, para que possam interagir com o trabalho realizado pela Polícia Militar, além de ter acesso ao conhecimento das ações de segurança pública que estão sendo desenvolvidas na área do batalhão. "São 30 anos acompanhando o progresso do agreste e partilhando de momentos históricos de nosso estado”, destacou.

Já o comandante-geral, coronel Dimas Barros, que esteve presente durante todo o evento, enalteceu os avanços alcançados pelo 3º batalhão no tocante à redução da criminalidade nos 15 municípios abrangidos pela Unidade, além dos resultados positivos obtidos desde a implementação do Programa Brasil Mais Seguro - Alagoas.

Estiveram presentes também o tenente-coronel Neuton Bóia, comandante do CPAI-II; o procurador de Justiça do Ministério Público Estadual, Geraldo Magela; o defensor público, André Chalub; o procurador do Município, José Soares, representando o prefeito de Arapiraca; o delegado regional de Arapiraca, Isaías Rodrigues; e o vereador João dos Santos, representando a Câmara Municipal de Arapiraca.