O diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, Fábio Leão, participou, nesta terça-feira (23), de uma entrevista ao vivo, em um veículo de televisão local, para falar sobre as linhas de crédito que a instituição dispõe. O foco principal foi a utilização do sistema de microcrédito produtivo orientado para empreendedores individuais de Alagoas, que vai contemplar uma das atividades da Semana Global do Empreendedorismo.

Durante a entrevista, foi destacada a participação da Desenvolve no aumento do quadro de empreendedores formais no estado. De acordo com uma pesquisa divulgada pela entidade, Alagoas já possui uma média de 40 mil empreendedores individuais já formalizados.
Segundo o diretor Fábio Leão, o papel da Desenvolve é orientar os microempreendedores para uma melhor gestão dos negócios. “Nós criamos um laço de parceria com os nossos clientes antes mesmo do contrato, pois auxiliamos na elaboração de um plano de negócio simplificado, necessário para a contratação do financiamento”, enfatizou.

A instituição disponibiliza uma linha de microcrédito, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), com um limite de R$ 15 mil por contrato e uma taxa especial que varia entre 1 e 2,4% ao mês. “Esta linha é voltada para a aquisição de capital de giro, fixo e misto, que auxilia na estruturação ou ampliação dos pequenos empreendimentos”, explicou.

Semana Global do Empreendedorismo
A entrevista sobre o acesso ao crédito para empreendedores individuais faz parte das ações para divulgação da Semana Global do Empreendedorismo, que é comemorada entre os dias 12 e 18 de novembro, mas que já teve as ações iniciadas em todo o país.
A Semana Global do Empreendedorismo é o maior movimento empreendedor do mundo, onde serão realizadas atividades para inspirar, capacitar, conectar e engajar pessoas com espírito empreendedor, buscando construir um mundo melhor para todos por meio do empreendedorismo.

Com o tema “Por um Brasil mais Empreendedor”, este ano a semana tem como objetivo contemplar os gargalos que o país enfrenta no setor, seja ele de acesso a capital, ambiente regulatório, capacitações, cultura, inovação e mercado.

Além da linha de microcrédito em parceria com o BNDES, a Desenvolve conta atualmente com mais oito linhas de crédito voltadas para o desenvolvimento dos pequenos negócios e que dão cobertura a, praticamente todas as demandas que chegam à organização. São elas: Compras Governamentais; Força Cooperativa; Arranjos Produtivos Locais; Crédito Competitivo; Microcrédito Kit Gás Automotivo; Microcrédito Desenvolve/Amicred; Microcrédito Desenvolve/Arsal; e Cadeia Produtiva Estratégica.