Obrigada, prefeito Luciano Barbosa!

20/10/2012 04:47 - Raízes da África
Por Arisia Barros

No dia 27 de setembro encontrei o prefeito do município de Arapiraca/AL, Luciano Barbosa no Centro de Convenções em Maceió, quando do lançamento do Plano Nacional de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, intitulado “Juventude Viva”, conversamos rapidamente sobre a ação que ora ocorria , dos números e do alvo preferencial: homem , jovem e negro e, antes de encerrada a conversa, fizemos a proposição: - Prefeito, vamos ver se a gente faz um trabalho de articulação negra que envolva diferentes atores, setores, interesses e instituições sociais, entre município de Arapiraca e o Instituto Raízes de Áfricas?
E a resposta: Quando foi que você me pediu alguma coisa e eu não atendi?
Conversa vai, conversa vem acordamos que uma solicitação seria enviada.
Como o prefeito é meu amigo no face aproveitei o espaço virtual, enviei a solicitação que foi prontamente respondida: - Bom dia! Por favor, entre em contato com a nossa Procuradoria e com o GGIM. Eles, ao lado do Conselho Municipal de Segurança, estão com todas as informações. Anexou o contato e adiantei-lhe que necessário seria a aprovação das demandas. Novamente a resposta rápida: Ele, o Soares, tem carta branca para agir junto com o GGIM e o Conselho.
Para não perder o fio da conversa liguei para o Soares e que maravilha de atendimento!
Fechamos as questões e o Soares afirma:--Professora , temos todo interesse em participar, caso a senhora não possa se deslocar até Arapiraca e se for necessário vamos a Maceió para resolver formalmente as questões..
E assim sem protocolos, salas de infindáveis espera ou a exaustiva burocracia, o município de Arapiraca terá sua representante, preferencialmente quilombola, no Baile de Debutantes Negras Perolas Negras/ Ìrawò , previsto para acontecer dia 30 de novembro , na Serra da Barriga,AL, e, é uma reedição da ação da descendente de escravos, ativista social e trabalhadora doméstica, Laudelina de Campos Melo, que , buscando romper com as regras que alimentavam o critério da cor, como prerrogativa para a aceitação social, na cidade de Campinas teve a iniciativa de idealizar o primeiro Baile de Debutantes Negras, no Teatro Municipal de Campinas, São Paulo.
Em Alagoas, a reedição nasce da iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas.
Obrigada, prefeito Luciano Barbosa!
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..