Um autônomo foi preso ao tentar retirar um empréstimo em uma agência do banco Santader, na Rua do Sol, em Maceió, com documentação falsa. A prisão ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (17) e com isso a Polícia descobriu um esquema fraudulento, que conta com a participação de um policial civil aposentado e um ex-agente penitenciário.
O acusado, Valdecy Borges da Silva, 58, delatou todo funcionamento da quadrilha durante seu depoimento. Nesta tarde, ele tentava retirar uma quantia de R$ 11 mil, quando a gerente da agência percebeu a falsificação nos documentos e acionou a Polícia.
Segundo Borges, eles pegavam dados de outras pessoas e transferiam para carteira de identidade e CPF, usando a foto dele. “Ele borrava a carteira de identidade com café para dar impressão de velha e depois colocava a foto dele”, disse o oficial do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), que atendeu à ocorrência.
Após ser preso, Borges levou os policiais até o Conjunto Gama Lins, onde indicou a residência do ex-agente penitenciário, identifcado apenas como Daniel, envolvido no esquema. Ninguém foi encontrado no local. Com a qualidade da falsificação dos documentos, a Polícia acredita que o grupo seja muito bem organizado e que conta a participação de outras pessoas. Na conta bancária do acusado foi constatado um saldo de cerca de R$ 25 mil.
Ainda segundo a Polícia, o acusado já foi preso em 2008 tentando aplicar o mesmo golpe em uma agência do Banco do Brasil, no bairro do Farol. Além dos bancos, o golpe também era aplicado em casas de empréstimos.
Borges foi conduzido para a Central de Polícia, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de falsificação de documentos, falsidade ideológica e estelionato.










