Manguinhos, Jacarezinho, Mandela e Varginha terão UPP até janeiro

14/10/2012 11:37 - Polícia
Por Redação
Image

Após a ocupação policial iniciada neste domingo (14), o planejamento da Secretaria de Segurança é instalar até janeiro as Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) nas favelas de Manguinhos, Mandela, Varginha e Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada em coletiva pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que fez uma análise da operação junto com os chefes da Polícia Federal, Polícia Civil, Marinha, Exército e Corpo de Bombeiros.

" A data limite máxima para o planejamento é janeiro. As duas [Manguinhos e Jacarezinho] serão inauguradas muito próximas. A Polícia Civil vai ficar 24 horas até terça-feira com uma ocupação permanente, depois serão executadas ações diárias sistemáticas”, ressaltou o secretário.

De acordo com o governador Sérgio Cabral, as favelas Mandela, Varginha e Manguinhos vão receber a UPP em dezembro. Em seguida, em janeiro, será a vez do Jacarezinho.

Na operação deste domingo, foram cumpridos dois mandados de prisão expedidos pela Justiça nas favelas de Manguinhos e Mandela. Drogas e armas também foram apreendidas nas comunidades.

Integração da inteligência
Beltrame destacou a integração do trabalho de inteligência das polícia Civil, Militar, Federal, além do Exército e da Marinha para a retomada do território pelas forças de segurança em tempo recorde. Em 20 minutos, Manguinhos e Jacarezinho já estavam ocupadas. Às 10h, as bandeiras do Rio de Janeiro e do Brasil foram hasteadas.

De acordo com Martha Rocha, antes da ocupação deste domingo, a polícia fez uma série de ações nas favelas dominadas pela mesma facção criminosa. Nesta fase de pré-ocupação, foram feitas 51 prisões e 21 armas foram apreendidas.

O Rio de Janeiro tem hoje 28 Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), ponta de lança do processo de pacificação iniciado pelo governo do estado há quatro anos. Cerca de 370 mil moradores são beneficiados. A primeira UPP foi instalada em dezembro de 2008, no Morro Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul da cidade.

Em 2009, o Rio ganhou mais quatro Unidades de Polícia Pacificadora, nas comunidades da Cidade de Deus, Jardim Batan, Babilônia/Chapéu Mangueira e Pavão-Pavãozinho/Cantagalo.

No ano seguinte, as UPPs chegaram a mais oito localidades: Ladeira dos Tabajaras/Cabritos, Morro da Providência, Borel, Formiga, Andaraí, Salgueiro, Turano e Macacos.

Em 2011, as comunidades de São João Quieto/Matriz, Coroa Fallet/Fogueteiro, Morro dos Prazeres/Escondidinho, Complexo de São Carlos e Mangueira/ Tuiuti ganharam UPPs.

O Morro do Vidigal, no Leblon, recebeu a primeira UPP de 2012. Em seguida, as unidades foram instaladas ao Morro do Alemão, Fazendinha, Nova Brasíllia, Adeus/Baiana, Chatuba, Fé/Sereno, Parque Proletário, Vila Cruzeiro e, em setembro, à Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..